terça-feira, 5 de março de 2013

Provab qualifica a formação de médicos e atendimento


Valorizar o trabalho de profissionais de saúde e beneficiar áreas de vulnerabilidade social com serviço de saúde qualificado. Sob esses dois pilares, o Programa Valorização da Atenção Básica (Provab) chega a sua segunda edição com a adesão de médicos para atuarem nas equipes da Saúde da Família em grandes áreas populacionais com necessidade de profissionais de saúde, municípios do interior e regiões carentes.
Criado em setembro de 2011 pela Secretaria de Gestão de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde (SGTES/MS) o Provab estimula a formação de profissionais de saúde recém-formados, sem vínculos com Unidades de Saúde Básica (UBS) através de incentivos educacionais e financeiros, com benefícios para a população, levando-os a atuarem durante 12 meses na Atenção Básica.
“O principal objetivo do programa é complementar a formação médica com experiência supervisionada por instituições de ensino na atenção básica em áreas vulneráveis e que essa complementação seja valorizada pelo médico na hora de prestar uma prova para sua especialização”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os profissionais vão receber uma bolsa na modalidade trabalhador-estudante no valor de R$ 8 mil mensais, que será paga integralmente pelo Ministério da Saúde. Para disso, deverão cursar uma pós-graduação em Saúde da Família, com 32 horas de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais 8 horas de aulas semipresenciais ministradas pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS), rede de instituições de ensino superior que promove qualificação à distância.
Os profissionais de saúde inscritos no Provab vão atender regiões com perfis prioritários, onde a comunidade possui difícil acesso aos cuidados básicos de saúde, como periferias de grandes cidades, municípios populosos com carência de profissionais, de pobreza intermediária a elevada, populações rurais, quilombolas, ribeirinhas, indígenas ou em assentamentos rurais. “Esse é o maior programa de interiorização de médicos que o país já teve. Nenhum programa anterior atraiu tantos médicos para atuarem em regiões remotas e periferias. E a expectativa nesse segundo ano é ampliar essa adesão através dos aprimoramentos”, afirma o ministro Padilha
Benefícios profissionais – Além da bolsa no valor de R$ 8 mil isenta de descontos no Imposto de Renda e do curso de pós-graduação, pelo mérito de seu trabalho, o médico do Provab recebe uma pontuação extra de 10% em provas de ingresso aos programas de residência, através de avaliações trimestrais realizadas por supervisores vinculados a instituições de ensino superior, de gestores dos municípios e uma autoavaliação.
Para melhorar na sua formação e atendimento, o médico do Provab terá acesso a ferramentas de orientação. Uma delas é o Telessaúde Brasil Redes, programa do Ministério da Saúde que promove a orientação dos profissionais da Atenção Básica por meio de teleconsultorias com núcleos especializados localizados em instituições formadoras e órgãos de gestão.
O profissional também terá acesso ao Portal Saúde Baseada em Evidências, plataforma que disponibiliza gratuitamente um banco de dados com documentos científicos, publicações revisadas, ferramentas que auxiliam na tomada de decisão de diagnóstico, tratamento e gestão, como calculadoras médicas e de análise estatística.
Fonte: Fabiana Conte/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário