quinta-feira, 7 de março de 2013

Médica do Rio relata impressões de unidade de saúde que trabalhará pelo Provab


Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de estimular a atuação de profissional na Atenção Básica em periferias de grandes cidades, municípios do interior ou em áreas mais remotas, promovendo a formação do médico para a real necessidade da população brasileira. Além disso, o Provab favorece a universalização do acesso ao SUS através da sua principal porta de entrada, as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Tem gente curiosa para participar dessa edição do Provab 2013. Um exemplo disso é a médica Thais Nogueira, que escolheu o programa no intuito de incrementar o conhecimento em atenção básica e alcançar os 10% de bonificação na prova de residência.
“Meu nome é Thaís Aguiar Nogueira, sou médica formada há um ano e escolhi o programa do Provab pela oportunidade de incrementar o conhecimento na Atenção Básica, receber uma bolsa boa e ao mesmo tempo ser gratificada no final de um ano com a pontuação para a residência, já que eu escolhi uma residência que é muito concorrida e bem difícil de passar. Então o Provab vai me ajudar daqui a um ano, quando eu prestar a prova.
Eu visitei o posto que eu vou trabalhar, eu gostei bastante. É um posto bem simples, perto da maioria das clínicas da família – que são novas e bem estruturadas – mas é um posto bem organizado, que atende a comunidade e que fica em Campo Grande (RJ). Lá tem médico todos os dias. Tem ginecologista, pediatra, dermatologista, então eu sei que lá eu não vou estar sozinha. Tem sempre um médico para me dar uma ajuda, tirar uma dúvida, e também para incrementar meu conhecimento.”, conta a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário