terça-feira, 18 de junho de 2013

Ministério da Saúde firma cooperação técnica para serviços de traumato-ortopedia no Rio de Janeiro

Simulação de procedimento na inauguração de centro de trauma no Hospital Alberto Torres | Foto: Erasmo Salomão – ASCOM/MS
Os serviços de traumato-ortopedia e reabilitação pós-operatória dos hospitais fluminenses vão contar com apoio técnico do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO/MS). O ministro da Saúde,Alexandre Padilha, assinou nesta sexta-feira (14) termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O objetivo é  promover a educação permanente à distância, durante a realização dos procedimentos cirúrgicos em traumatologia e ortopedia por meio de cursos teórico-práticos. Os cursos serão direcionados às áreas de traumatologia e ortopedia, anestesiologia, terapia intensiva, reabilitação pós-operatória e enfermagem.
O INTO será o responsável por executar e coordenar as ações assistenciais (ambulatorial, cirúrgica e jornada científica), disponibilizar médicos ortopedistas de diversas subespecialidades do seu corpo clínico, bem como demais profissionais necessários, para realização de ações assistenciais ambulatoriais e cirúrgicas, que serão preferencialmente de alta complexidade. A Secretaria de Saúde vai prover integralmente a ajuda de custo aos profissionais do INTO e designar um ortopedista responsável para atender a intercorrências pós-operatórias e rotinas exigidas, participando diretamente das ações assistenciais junto com a equipe do Instituto.
CENTRO DE TRAUMA -  A população do estado passou a contar com um novo centro de trauma no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, região metropolitana da capital carioca. O ministro participou da inauguração do centro, ao lado secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes. “O centro será uma das mais avançadas e modernas unidades de traumatologia do país e o primeiro núcleo de referência no atendimento a pacientes politraumatizados no estado do Rio”, observou Padilha, durante a inauguração da unidade.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro investiu R$ 6,2 milhões em infraestrutura e equipamentos no novo centro, que conta com tecnologia alemã e profissionais treinados no Centro de Trauma de Baltimore, na Universidade de Maryland, e no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. A unidade seguirá as normas do protocolo internacional de atendimento aos pacientes, inédito no país. Com capacidade para realizar 200 cirurgias por mês, conta com três salas cirúrgicas, uma delas inteligente, que permite ao médico acompanhar o exame de tomografia do paciente em tempo real. O Centro de Trauma, de 1 mil m², ainda dispõe de 35 leitos de CTI e heliponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário