segunda-feira, 17 de junho de 2013

Copa das Confederações: Saúde lança campanha para mobilizar doadores de sangue durante os jogos

Fonte: Ocean / Corbis
Nos períodos de grandes eventos, como o da Copa das Confederações, por exemplo, a procura por transfusão de sangue aumenta 15%. Para garantir os estoques nos bancos, o Ministério da Saúdeaproveitou o Dia Mundial do Doador de Sangue , lembrado nesta sexta-feira (14), para lançar a nova campanha de incentivo à doação de sangue: Seja para quem for, seja doador. Este ano, a mobilização é direcionada ao jovem entre 16 e 29 anos, principalmente, os que vivem nas capitais onde serão realizados jogos da Copa das Confederações.
O assessor da coordenação geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, Helder Melo, explica por que a campanha será essencial para não abaixar os estoques dos hemocentros. ”O que há, na verdade, é a dificuldade de mobilização das pessoas uma vez que elas estão envolvidas com os jogos. Então, no dia que antecede, no dia do jogo e do dia posterior, nós já estamos prevendo uma redução do número de doadores. Quando eu tenho uma deficiência de três dias de doações, no quarto ou quinto dia, eu começo a ter problemas com esse estoque. Temos também o período de férias onde muitas pessoas, em razão de suas viagens, deixam de doar sangue. E é muito importante que antes de realizar a viagem ela passe no banco de sangue e deixe abastecidos os hospitais da rede”, explica.
Para a advogada Gabriela Guimarães, doar sangue é gratificante em qualquer época do ano. ”O benefício é você saber que o seu sangue vai poder ajudar alguém. Eu acho que todo mundo que tem vontade não devia ter medo porque é uma coisa super rápida, tem todo um cuidado e eu acho que é gratificante você poder ajudar alguém”, comenta. 
Atualmente, há três milhões e seiscentos mil doadores de sangue no Brasil. A meta do Ministério da Saúde é que, até 2014, pelos menos cinco milhões de pessoas sejam voluntárias. A campanha de incentivo à doação de sangue Seja para quem for, seja doador inclui vídeo, spot de rádio, cartazes, folders e peças de internet. O material é gratuito e está disponível na página do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário