quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Instituto Fernandes Figueira lança edital de programa de incentivo à pesquisa


Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), por meio de sua Vice-Diretoria de Pesquisa lança, pela primeira vez, o Edital de Programa de Incentivo à Pesquisa. A iniciativa, especialmente direcionada a apoiar os novos pesquisadores, visa a geração e difusão de conhecimentos relevantes e aplicáveis na resolução de problemas concretos na área da saúde da mulher, da criança e do adolescente, além de incentivar e favorecer a integração entre grupos de pesquisa. O diretor do IFF, Carlos Maciel, sinalizou a importância dessa conquista para o instituto ao ressaltar que “é uma satisfação abraçar essa iniciativa, pois o IFF é uma unidade da Fiocruz que tem por vocação trabalhar a assistência, o ensino e a pesquisa e esse mérito vem para fortalecer o nosso compromisso com a pesquisa”. O diretor conclui que essa vitória só foi possível porque o IFF conta com trabalhadores comprometidos e engajados no fortalecimento e concretização dos serviços prestados à população. A vice-diretora de Pesquisa, Kátia Sydronio, destaca o pioneirismo da iniciativa, que contemplará cerca de 20 projetos. Confira a seguir a entrevista concedida por Kátia.
Qual a importância da conquista para o IFF?
Kátia: Pela primeira vez há o compromisso institucional direcionado em promover, estimular e apoiar as ações de pesquisa. Existia uma demanda antiga dos pesquisadores da unidade. A pesquisa era entendida como uma atividade complementar, sem o devido respaldo organizacional. Os resultados bem sucedidos surgiam em decorrência de um árduo esforço individual. Sentía-se falta de um fio condutor que agregasse as ações de pesquisa à missão institucional.
Qual o objetivo do Programa de Incentivo à Pesquisa?
Kátia: Este programa foi pensado e estruturado em parceria com a Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional, com o objetivo de fortalecer o papel estratégico da dimensão da pesquisa na unidade. Tal ação visa o incentivo à inovação e o desenvolvimento tecnológico, além de favorecer a integração dos grupos de pesquisas do IFF.
A quem ele contempla?
Kátia: A todos os funcionários com a titulação de doutor. Nesse sentido, o programa visa apoiar novos pesquisadores e projetos que priorizem e produzam conhecimentos aplicáveis e que estejam destinados à resolução das demandas em áreas específicas.
Quais os benefícios trazidos à instituição?
Kátia: Enquanto instituto nacional, o fortalecimento do papel da pesquisa é fundamental, propondo, gerando e difundindo conhecimento para a implantação de políticas e programas de saúde inerentes ao seu escopo. Será um grande momento de aprendizado e qualificação onde, esperamos evidenciar a relevância e a singularidade de nossas ações.
Fonte: Suely Amarante / Agência Fiocruz de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário