quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Hospitais federais terão 1.578 novos profissionais

Foto: Laura Doss/Corbis
Ministério da Saúde vai contratar 1.578 profissionais para os hospitais federais do Rio de Janeiro – Andaraí, Bonsucesso, Lagoa, Ipanema, Cardoso Fontes, Servidores do Estado – além do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e Instituto Nacional de Traumatologia e OrtopediaJamil Haddad (Into). Portaria que autoriza o Ministério a realizar a contratação foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial da União.A expectativa é de que os estes profissionais (411 médicos, 616 nível superior e 551 nível intermediário) sejam contratados ainda este ano.
Os contratos serão temporários, com duração de seis meses. A seleção dos profissionais será feita mediante processo seletivo simplificado, com ampla divulgação pela pagina do Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (NERJ) do Ministério da Saúde – www.nerj.rj.saude.gov.br. O processo será coordenado pelo NERJ que já criou uma comissão de servidores para analisar os currículos. No primeiro semestre deste ano, o Ministério da Saúde já havia realizado a contratação de 499 profissionais, sendo 182 médicos, para os hospitais federais – que somados a nova contratação representam 2.077 postos de trabalho.
O Ministério da Saúde vem realizando uma série de ações para recompor a força de trabalho e reestruturar os seis hospitais e os institutos federais, como forma de qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 2010 e 2012, o Ministério da Saúde realizou dois concursos públicos para recompor o quadro de médicos, totalizando 1.536 nomeados.
Para suprir as necessidades de profissionais nos hospitais federais do Rio de Janeiro, somente em 2011 o Ministério da Saúde contratou 1.172 médicos temporariamente. Entre 2011 e 2012, 152 médicos pediram exoneração e outros três foram demitidos – totalizando perda de 155 profissionais em dois anos.
Gestão - Desde 2011, uma série de ações de controle e melhoria de gestão para reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro vem sendo realizada pelo Ministério da Saúde. Estas medidas permitiram uma economia de R$ 140,8 milhões na compra de insumos e medicamentos, contratação de serviços continuados, locação de equipamentos e contratação de obras e serviços.
Fonte:   Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário