quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O QUE FAZ A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM BELFORD ROXO
          A recuperação do espaço físico, onde se desenvolvem os trabalhos da equipe de Vigilância Epidemiológica, tem ajudado bastante na motivação de todos da equipe, que trabalham com mais disposição e interesse.  
          Nesse setor são desenvolvidos diversos trabalhos importantes pra saúde de toda a população, o controle da tuberculose, doença que matou três só este ano, a meningite, que sempre que chega o inverno é preciso renovar as atenções, o controle das doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, e ainda o controle de nascidos vivos e óbtos ocorridos no município.  
          A reforma do espaço físico ainda não acabou, mas já está dando bons resultados.
Redação: Tony Ribeiro

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PROGRAMA DE REABILITAÇÃO DISTRUBUI CADEIRAS DE RODA EM B. ROXO
          À partir desta semana, a Prefeitura Municipal de Belford Roxo, estará dando início aos trabalhos de entrega de cadeiras de roda para a população que depende deste equipamento.  
          Para a aquisição da cadeira, o paciente deverá comparecer a Secretaria de Saúde de Belford Roxo, munido dos documentos: Xerox da Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Um laudo médico, e Cartão do SUS.
A Secretaria Municipal de Saúde fica na Av. José Mariano Passos, 948 - Belford Roxo 26130-570 (21) 2661-1292  
          O projeto é uma parceria da SEMUS, AACD e a Secretaria de Ação Social do município.
Redação: Tony Ribeiro

sábado, 21 de setembro de 2013

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA COMEÇOU HOJE EM BELFORD ROXO
         A Prefeitura de Belford Roxo iniciou hoje, 21 de setembro, a campanha de vacinação anti-rábica. Segundo o prefeito Dennis Dauttman a meta é vacinar cerca de 20 mil animais, e a campanha só vai parar quando alcançar o objetivo. 
          Os proprietários dos animais deverão leva-los até um dos 120 postos de vacinação que serão espalhado por todo o município. 
          Entusiasmada com a movimentação dos postos, a Diretora do Programa de Controle de Zoonoses, Jessica Martins, confirmou que a Secretaria de Saúde do município dispõe de 170 mil vacinas para atender a todos os animais, mesmo os animais de rua. Além dos postos, Jéssica afirma que será colocada uma unidade de vacinação móvel, que visitará os bairros para atender aqueles que não tiveram como se deslocar com seus animais.
Redação: Tony Ribeiro

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SÁBADO (DIA 21) É DIA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA  
             A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através da Diretoria de Controle de Zoonoses da Vigilância Ambiental em Saúde, estará promovendo neste Sábado dia 21 de setembro a Campanha de Vacinação contra a raiva. 
                Cerca de cento e vinte postos de vacinação estarão instalados pela cidade. Toda a equipe da Secretaria de Saúde estará envolvida no processo, ACSs, ACEs e diversos estudantes voluntários. 
                A vacinação é gratuita e será de 9 da manhã as 5 da tarde, o morador deve levar seu animal de estimação, gato ou cão, ao posto mais próximo de sua casa. 
Redação: Tony Ribeiro

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PRIMEIRO CENTRO DE DOENÇAS RARAS DA BAIXADA  
          O Especialista em doenças raras, Dr. João Gabriel Daher é quem vai representar o Centro de Doenças Raras de Belford Roxo, o primeiro Centro no gênero a ser inaugurado na Baixada Fluminense.                    Especialista em doenças raras do Centro de Doenças Raras do Hospital Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro, coordenador médico do Ambulatório de Genodermatoses da Santa Casa da Misericórdia (RJ) e diretor cientifico da Associação MariaVitória de Doenças Raras Brasília (Amavi), Dr. João diz que o processo de descentralização desse tipo de atendimento é uma  experiência  pioneira em todo Brasil.
       As doenças rara são difíceis de serem diagnosticadas, provocando a demora do atendimento especializado, causando o agravo. Estima-se que exista cerca de 8 mil doenças nesta categoria e cerca de 15 milhões de pacientes em todo o Brasil, para menos de 170 especialistas. 
          À partir de agora, um desses 170 estará atendendo em Belford Roxo, na E. M. Albert Sabin, que já é referência no município no atendimento de crianças especiais.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ATENDIMENTO ESPECIAL PARA DOENÇAS RARAS  
        Nesta quinta-feira dia 12 de setembro, a Baixada Fluminense dá um passo à frente na saúde para pessoas com doenças raras. 
        Será inaugurado o Centro de triagem para pacientes com doenças raras e autoimunes. Numa parceria com o Fundão, a Prefeitura de Belford Roxo estará trazendo para o município um atendimento que em todo estado só existem 5 unidades semelhantes. 
        O Consultório vai funcionar no ambulatório que já está em funcionamento dentro da E. M. Albert Sabin, escola que atende a alunos especiais. 
     Sob o comando do Dr. João Gabriel Daher, especialista de renome internacional, o atendimento facilitará a vida desses pacientes, antes encaminhados para o Fundão.

domingo, 8 de setembro de 2013

ESTADO FAZ SUPERVISÃO EM HOSPITAL MUNICIPAL (JOCA)
O Hospital Jorge Julio Costa dos Santos, o popular “Joca”, está passando por obras de modernização, o Hospital Municipal de Belford Roxo, vai ter o quadro de funcionários reforçado. A unidade receberá 265 profissionais,  para emergência. 
O hospital terá um centro cirúrgico, e mais leitos. A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que é parceiro nesse empreendimento, enviou nesta quinta feira dia 05, uma equipe para supervisar o andamento das obras. Sarah Gonçalves representante do estado se mostrou muito otimista com o andamento dos trabalhos. 
Segundo o Secretário de Saúde do Município Dr. Fábio Denardim a previsão é entregar a obra dentro dos próximos sete meses, e segundo ele, a obra não está prejudicando o atendimento do Hospital porque a área de atendimento é totalmente à parte das edificações que estão sendo erguidas.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

SAÚDE DO TRABALHADOR 
LEVADA À SÉRIO EM BELFORD ROXO  
    O primeiro pontapé para o aperfeiçoamento no atendimento à saúde do trabalhador foi dado nesta quinta feira dia 5 de setembro. A Prefeitura de Belford Roxo através de sua Secretaria de Saúde firmou parceria junto a entidades relacionadas ao tema para garantir ao trabalhador maior acesso a informações de seus direitos e ao atendimento relacionados a saúde do trabalho. Prevenindo contra a exploração desleal do trabalhador de Belford Roxo. 
     O Evento realizado pela CIST de Belford Roxo, contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde, entidades do estado e de diversos municípios, além de representação de organizações sociais. 
    O Dr. Fábio Denardim (Secretário de Saúde do município) esteve presente e falou a nossa equipe sobre a organização da Secretaria para melhorar o serviço de saúde para o trabalhador.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

DIA 21 DE SETEMBRO VACINE SEU MELHOR AMIGO



         Neste sábado dia 21 de Setembro a Prefeitura de Belford Roxo estará realizando a campanha de vacinação anti-rábica. 
          Você que tem gato ou cachorro não pode perder essa oportunidade de proteger seu animal e sua família contra a hidrofobia (raiva), doença que pode matar o animal e se ele morder ou arranhar alguém pode transmitir a doença e levar até a morte.
          Os trabalhos estão sendo orientados pelo Departamento de Zoonoses da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo.
Leve seu animal ao posto de vacinação mais próximo da sua casa.