quarta-feira, 17 de julho de 2013

CURSO VAI MELHORAR AÇÃO CONTRA A DENGUE



Na semana de primeiro à cinco de julho, a Prefeitura de Belford Roxo promoveu curso de capacitação para os Agentes de Combates a Endemias, na visão do Subsecretário de Vigilância Ambiental Márcio Bravim, a iniciativa é importante para garantir um verão com baixa incidência de dengue em 2014.
O Secretário Dr. Fábio Denardin fez o encerramento do curso, quando mais uma vez enfatizou a importância de todos trabalharem juntos pra melhorar a saúde pública na cidade, o que é prioridade no governo do prefeito Dennys Dautman.

Mitos e verdades: odontologista explica sobre saúde dos dentes

Foto: Science Photo Library / Corbis
Cuidar corretamente da boca é fundamental para mantê-la saudável e evitar o surgimento de uma série de problemas nos dentes e na gengiva. Existem muitos mitos em relação ao que realmente deve ser feito para uma boa manutenção desta parte do corpo. A odontologista Fabiana Tentardini, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), esclarece algumas dúvidas.
Bebidas alcoólicas deixam os dentes escuros. Verdade.
“As bebidas alcoólicas podem comprometer a saúde bucal por conter substâncias corrosivas e pigmentos que fazem escurecer os dentes.”


Cigarro causa gengivite. Meia verdade.
“Sim, a gengivite é uma inflamação na gengiva causada pelo excesso de placa bacteriana. O cigarro não causa gengivite, porém é um fator coadjuvante na piora, além de ser um complicador na cicatrização da doença.”

Bebês que ainda não possuem dentes não precisam realizar higienização oral. Mito.
“Não, mesmo sem dentes é importante que os pais façam limpeza da gengiva dos bebês com gazes umedecidas. Além disso, quando há alimentação noturna deve ser retirado todo o resto de comida.”

Comer doce em excesso aumenta a incidência de cáries. Verdade.
“A frequência no consumo de alimentos doces, principalmente os com sacarose, aumenta o desenvolvimento das cáries. O açúcar não agride o esmalte dos dentes, mas ele serve de alimento para as bactérias que liberam substâncias ácidas, provocando um processo de descalcificação do tecido bucal, além de diminuir o cálcio do dente. É fundamental que a pessoa consuma esses alimentos com moderação e tenha hábitos de higienização.”

Dor nos dentes significa problemas na gengiva. Meia verdade.
“Nem sempre. Essa dor pode ser na gengiva, como também nos dentes, ossos, ligamentos. Além de poder está relacionada com outras articulações da face, por exemplo, a mandíbula ou musculatura. Todos esses fatores podem repercutir em dor.”

Comer hortaliças ajuda na saúde dos dentes. Verdade.
“Ajuda no sentido de adquirir uma alimentação saudável, com baixo teor de açúcar, diminuindo assim o risco de cáries. Além disso, esses alimentos são fontes de vitaminas e sais minerais. Outro fator positivo é a mastigação, que produz mais saliva e isso ajuda a banhar os dentes com o flúor natural.”

Comer uma maçã após o almoço ajuda a diminuir as placas. Meia verdade.
“Em partes, mas esta ação não é suficiente para substituir a limpeza bucal, escovação, fio dental e flúor. Apesar da maçã ser um alimento saudável e inibir a formação da placa bacteriana, por conta da sua dureza não substitui a higienização.”

Chiclete sem açúcar auxilia contra as cáries. Mito.
“A prevenção de cáries se dá através da higienização bucal. O chiclete sem açúcar não causa cáries, mas também não previne. Além disso, a mastigação de chicletes pode levar a uma fadiga muscular e acentuar problemas relacionados ao bruxismo, por exemplo.”

Confira algumas dicas para colocar a higienização em dia:
    • Não consuma açúcar em excesso e evite o consumo no período noturno;
    • Recomenda-se a escovação pelo menos duas vezes ao dia, principalmente após cada refeição e antes de dormir;
    • A escovação da língua é fundamental para evitar mau hálito;
    • Use o fio dental e flúor periodicamente;
    • Opte por cremes dentais com flúor;
    • Escovas macias não machucam a gengiva;
    • Lave bem a escova depois de usar;
    • Visite o dentista a cada seis meses.
Brasil Sorridente – O Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde é a primeira política nacional feita especificamente para tratar de saúde bucal no país. Inclui, além das ações de prevenção e tratamento básico, o atendimento especializado e a reabilitação em saúde bucal. Atualmente o país conta com 22.213 Equipes de Saúde Bucal, cobrindo 88% dos municípios brasileiros, 948 CEO, 1.409 Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) e 185 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) em funcionamento. O número de dentistas atuando no Sistema Único de Saúde (SUS) chegou, em 2012, a 62.430 profissionais.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Faça o teste e descubra se você é do tipo de homem que cuida da saúde

Steve Dininno / Corbis
Os homens têm mais tendência à obesidade do que as mulheres. E também têm mais doenças no coração, hipertensão, diabetes e colesterol elevado. Homens também costumam ter medo de descobrir doenças ou achar que são fortes e não vão adoecer nunca. Mas não costumam fazer exames regulares nem procuram os serviços de saúde para realizar prevenções. Quando procuram, em muitos casos não seguem os tratamentos recomendados.
Muitas doenças podem evitadas quando os cuidados são tomados previamente. O Sistema Único de Saúdesabe que a vida do homem jovem e adulto também exige cuidados com a saúde e por isso oferece para a população uma linha de cuidado integral voltada para a saúde do homem, qualidade no acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBS), realização de campanhas voltadas para a saúde da população masculina, distribuição de materiais educativos sobre paternidade, saúde sexual, prevenção da AIDS e hábitos de vida saudáveis.
Descubra que tipo de homem é você. Responda às perguntas, some os pontos e confira o resultado no final.
  • Com que frequência você come legumes, verduras, saladas cruas e frutas?
(    ) Raramente [0 ponto]
(    ) 4 vezes por semana [1 ponto]
(    ) Diariamente [2 pontos]
  • Você consome doces e alimentos gordurosos?
(    ) Muito – diariamente [0 ponto]
(    ) Moderadamente – 3 vezes por semana [1 ponto]
(    ) Pouco – 1 vez por semana [2 pontos]
  • Quanto tempo você leva para fazer uma refeição?
(    ) Até 10 minutos [0 ponto]
(    ) De 11 a 20 minutos [1 ponto]
(    ) Acima de 20 minutos [2 pontos]
  • Quantas horas você dorme por dia?
(    ) Até 6 horas [0 ponto]
(    ) De 6 a 8 horas [1 ponto]
(    ) De 8 a 12 horas [2 ponto]
  • Com que frequência você pratica atividades físicas?
(    ) Não pratica [0 ponto]
(    ) Pelo menos 3 vezes por semana [1 ponto]
(    ) Mais de 3 vezes por semana [2 pontos]
  •  Você fuma?
(    ) Sim [0 ponto]
(    ) Não [2 pontos]
  •  Você consome bebidas alcoólicas?
(    ) Diariamente [0 ponto]
(    ) Moderadamente – 2 vezes por semana [1 ponto]
(    ) Não consome [2 pontos]
  •  Quando foi sua última visita ao serviço de saúde?
(    ) Mais de 2 anos [0 ponto]
(    ) 1 ano [1 ponto]
(    ) Menos de 1 ano [2 pontos]
  •  Você vai ao serviço de saúde:
(    ) Somente quando está doente ou sentindo alguma coisa [0 ponto]
(    ) Frequenta sem regularidade [1 ponto]
(    ) Frequenta com regularidade [2 pontos]
(    ) De forma regular, realizando os exames solicitados e seguindo os tratamentos recomendados [3 pontos]
  •  Quando há problemas, normalmente como você os resolve?
(    ) Com reações agressivas ou outro tipo de violência [0 ponto]
(    ) Acha que não vale a pena resolver e deixa pra lá [1 ponto]
(    ) Conversa e procura escutar os pontos de vista até chegar a um acordo [2 pontos]
 Resultado:
De 15 a 21 pontos
Atitudes de vida saudáveis contribuem para sua qualidade de vida e evitam problemas como doenças do coração, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Continue se cuidando, procure a Unidade de Saúde mais próxima e aproveite para servir de exemplo para seus amigos
De 8 a 14 pontos
Procure abandonar alguns velhos hábitos e atitudes. Continue caminhando para uma vida mais saudável. Visita a Unidade de Saúde regularmente e alerte seus amigos sobre os cuidados com a saúde
De 0 a 7 pontos
Você precisa se cuidar! Revendo seus hábitos você pode viver mais e melhor. Fique por dentro das dicas de saúde, procure a Unidade de Saúde mais próxima e se cuide!
Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Veja dicas de especialista para evitar o câncer de pele


Foto: Vincent Hazat / Corbis
O câncer de pele é muito comum no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. A maioria dos casos ocorre devido à exposição excessiva aos raios ultravioletas emitidos pelo sol. Outros fatores facilitadores para o surgimento da doença são o tabagismo, a exposição a substâncias químicas e a pré-disposição genética. O câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem tratadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos.
É fundamental que a população se conscientize da importância de ir pelo menos uma vez ao ano no dermatologista. “Caso a pessoa tenha na história da família casos de câncer de pele, é prudente que pelo menos duas vezes por ano visite o médico para fazer uma avaliação geral da pele. Se fizermos isso, poderemos detectar essas alterações oncológicas em uma fase precoce. Mas, infelizmente, a grande maioria só busca o dermatologista depois que a doença já está em um estágio avançado”, alerta o dermatologista do Hospital Federal do Bonsucesso (RJ), Paulo Cutrin.
A doença pode ter aparências diferentes. Os cânceres podem ser pequenos, brilhantes, lisos, escamosos e ásperos, firmes e avermelhados, com crostas ou sangramentos, ou possuir outros aspectos. Portanto, qualquer suspeita deve ser examinada por um médico. Cutrin explica que existem três diferentes tipos: o carcinoma basocelular é o mais comum. O melanoma é menos comum, entretanto o mais perigoso. Entenda mais sobre cada um deles.
Carcinoma basocelular - “É o mais comum no Brasil e está ligado à exposição solar acumulativa. Além disso, se o indivíduo tem casos na família, a probabilidade dele ter é muito maior. Outro fator é o estado emocional. Pessoas depressivas têm maiores chances de apresentar a doença”, alerta.
Carcinoma espinocelular - “Segundo tipo mais comum entre a população, pode provocar a metástase (quando o câncer se espalha pelo corpo). Entre suas causas, está a exposição ao sol e o tabagismo, que é um grande facilitador para este tipo de câncer. Assim como o carcinoma basocelular, ele surge em forma de ferida e é muito comum aparecer no terço inferior da face, principalmente nos lábios. É uma ferida que não sara, apresenta uma casquinha ou uma lesão endurecida, que mesmo com pomadas dermatológicas não apresenta melhora”, ressalta.
Melanoma – “É considerado o tipo mais perigoso e agressivo, com o alto potencial de produzir metástase. Pode levar ao óbito. Geralmente aparece em pessoas de pele mais clara, com o surgimento de uma mancha escura na pele. Normalmente as pessoas pensam que se trata de um machucado ou hematoma. É um câncer de ação rápida e para o tratamento ser eficaz precisa ser diagnosticado precocemente. Se a pessoa observa alguma mancha, mudança de cor ou aumento, ela precisa procurar com urgência o dermatologista, para analisar e averiguar a gravidade e profundidade do câncer”, orienta.
Como prevenir – “Evitando exposição solar das 10h às 16h, porque o câncer de pele é o acumulo de uma vida inteira de sol. Por isso, é fundamental proteger a pele, usar bonés, chapéus e protetor solar. Se a pessoa entrar na água, deve reaplicar o protetor. Pessoas de pele clara precisam ter uma atenção redobrada. Além disso, evitar o tabagismo e produtos químicos. É fundamental considerar a ida ao dermatologista como um exame de rotina”, finaliza.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cuide dos seus olhos! Exames preventivos podem evitar doenças graves

Foto: Ben Welsh / Corbis
Realizar exames de prevenção periodicamente é primordial para manter uma vida saudável. Entretanto, até mesmo as pessoas que costumam fazê-los acabam se esquecendo de cuidar de uma parte muito importante do corpo, os olhos. E é justamente para lembrar à população do valor desse órgão, que se comemora, no mês de julho, o Dia da Saúde Ocular (10). Existem complicações que surgem por causa de alguns hábitos diários e da falta de cuidado com os olhos. Para te ajudar a cuidar melhor deles, o Blog da Saúde conversou com um oftalmologista e vamos te passar algumas dicas fundamentais.
A primeira coisa que não devemos fazer é passar a mão nos olhos, explica o chefe da oftalmologia doHospital Federal da Lagoa (RJ), Mizael Augusto: “Só de colocar a mão no olho podemos infectá-lo. A conjuntivite é exemplo de inflamação porque levamos a mão suja nos olhos. Por isso também devemos evitar passar toalhas de banheiros coletivos no rosto. Elas, assim como as mãos, podem levar a contaminação para os olhos. O correto é usar lenço de papel”, ressalta Mizael. O médico também alerta para as pessoas que coçam o olho muitas vezes ou com muita força: “Esse ato realizado repetidamente pode causar uma doença na córnea, chamada ceratocone, que provoca uma mudança negativa na curvatura da córnea”.
Geralmente, recorremos ao oftalmologista quando estamos enxergando mal ou quando ocorre uma enfermidade pontual e isso não deve ser assim. Ir ao médico anualmente para realizar exames oftalmológicos é a única maneira de evitarmos o agravo de uma possível doença. “Existem pessoas que costumar ir ao optometrista só para saber o grau do óculos ou compram em feiras e camelôs. Isso é arriscado porque lá elas não conseguem descobrir uma doença na vista, um glaucoma, por exemplo. Tem gente que passa anos só trocando o grau e quando se dá conta perdeu parte da visão. Ai quando recorre ao oftalmologista já é tarde. O quanto antes descobrir mais chance tem de tratar”, explica Mizael.
Computador – Vista cansada, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens, lacrimejamento, todos esses sintomas podem estar relacionados ao uso ininterrupto do computador ou da televisão. Além de manter uma distância de, pelo menos, 50cm do monitor, recomenda-se que o usuário dê intervalos de uma em uma hora para descansar os olhos. “A visão é regulada por um músculo. Se você fica muito tempo usando a visão de perto ele fica trabalhando, contraído. Por tanto, para descansar esse músculo você precisa parar e olhar em um lugar bem longe para que esse músculo descontraia”, comenta o oftalmologista.
Colírios – Muitas pessoas usam colírio só para lubrificar os olhos quando os sentem secos ou quando sentem alguma ardência e usam um recomendado por um conhecido. O oftalmologista alerta que eles não devem de maneira alguma ser utilizado sem prescrição médica: “Não faça uso de colírios sem indicação médica. Tem colírio que as pessoas usam para limpar a vista e acham que não tem problema nenhum, existem colírios que podem até perfurar a córnea ou causar glaucoma”.
Óculos de sol e lentes de contato – O uso de óculos escuros é fundamental para proteger a visão da claridade. Mas quando usamos a lente escura os raios luminosos entram em maior quantidade e expõem mais a retina aos efeitos diversos da radiação. Então, o melhor e o mais seguro usar óculos que tenham o selo da proteção ultravioleta.
Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza das lentes, e ao uso continuado dentro dos prazos estabelecidos. Quando isto não é feito, pode haver a proliferação de bactérias dentro dos olhos, causando infecções que podem ser graves.
Consulta – Além dessas dicas, vale lembrar que problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia aparecem espontaneamente e prejudicam a visão. Esses erros de refração devem ser corrigidos adequadamente porque a não correção pode causar cansaço visual, dor de cabeça, mal-estar, entre outros sintomas. Por isso, é preciso visitar o oftalmologista anualmente. Para as pessoas que já conhecem seus problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos, o ideal é fazer consulta a cada seis meses.
Ministério da Saúde – O acompanhamento oftalmológico tem crescido no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos quatro anos foram realizados 16,2 milhões de procedimentos oftalmológicos (diagnose, tratamento e cirúrgico) em todas as faixas etárias. Além disso, desde o ano passado, o Ministério da Saúde definiu novos mecanismos para auxiliar os estados a aumentar o número de cirurgias eletivas. Só as cirurgias de catarata tiveram um crescimento de 97%, passando de 86 mil em 2010 para 169,4 mil no ano passado. O número avançou ainda entre os transplantes. Das 23.397 cirurgias feitas no país em 2011, 14.838 foram de córnea – 62% do total.
Camilla Terra / Blog da Saúde

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pais devem ficar atentos a problemas oculares em recém-nascidos e crianças

Foto: Tetra Images/Corbis
Engana-se quem pensa que os problemas oftalmológicos só começam na fase adulta. Os recém-nascidos e crianças pequenas também podem apresentar sintomas de doenças oculares, por isso, os pais devem ficar atentos para recorrer a um especialista quando perceberem que algo está errado. Gabriela Eckert, coordenadora do ambulatório oftalmológico pediatra doHospital Criança Conceição, explica que nos bebês que nascem a termo e com gestações normais, com o acompanhamento médico (pré-natal), os problemas são raros. “O ideal é realizar o teste do olhinho ainda no berçário. O pediatra examinará os olhos do bebê em uma sala escura, para avaliar se aparece o reflexo vermelho em cada olho. Caso algum dos olhos não apresente, o médico já pode diagnosticar uma série de doenças. Entre as mais comuns nos recém-nascidos são o descolamentos de retina, cataratas congênitas, toxoplasmose ocular e retinoblastoma, que é um tipo de tumor”, orienta.
Segundo a coordenadora, no caso de crianças menores que não conseguem se comunicar verbalmente, os pais precisam prestar atenção aos sinais e sintomas oculares, pois esse é o melhor caminho para detectar problemas de vista precocemente. “Observar se os pequenos apresentam olhos vermelhos, dores de cabeça, oculares, lacrimejamento, coceira ocular, tersol, abertura de um olho só, pupila branca e conjuntivites repetidas. Além disso, crianças maiores que tropeçam e caem com maior facilidade podem apresentar dificuldade na hora de olhar na direção correta quando chamados, apresentando erro de reflexo, problemas de grau e catarata infantil”, ressalta Gabriela.
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) preconiza que toda criança deve ser examinada de seis em seis meses por um oftalmologista até chegar aos dois anos. “É o ideal, porque a visão do bebê precisa ser estimulada para se desenvolver, diferente da audição, por exemplo. A visão dos indivíduos se desenvolve dos zero aos sete anos de idade. Até os dois anos, o ideal é ir ao oftalmologista duas vezes por ano. Depois, ao menos uma vez.”
Vale lembrar que os pais que usam óculos devem redobrar os cuidados com seus filhos, já que muitos problemas oculares e até mesmo o uso dos óculos tem fatores genéticos, congênitos e exigem mais atenção. “Quanto mais cedo acontecer o diagnóstico e tratamento de doenças oculares, maior será a chance de se ter um correto desenvolvimento da visão”, finaliza.
Fonte: Érica Santos / Comunicação Interna e Conteúdo Web

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Medicamento para leucemia linfoide aguda terá produção nacional

Foto: Kelly Redinger / Corbis
Chamado de Leucemia Linfoide Aguda, o dano genético adquirido no DNA dos glóbulos brancos na medula óssea tem de 80% a 90% de cura em crianças. Para o tratamento, o medicamento mais indicado é o L-asparaginase, que será produzido no Brasil a partir de 2015. A produção nacional do medicamento, que é essencial quando utilizado em conjunto com outros agentes quimioterápicos, é resultado de uma parceria entre a Fiocruz e dois laboratórios privados, NT Pharma e Unitec Biotec.
Com a produção nacional do remédio, mais de 3 mil crianças serão beneficiadas por ano, além da aquisição de 52,3 mil frascos de L-Asparaginase para este ano. Isso porque, até 2012, este medicamento era distribuído por uma empresa brasileira em parceria com outra, estrangeira, que interrompeu a fabricação, causando assim a baixa dos estoques, previstos para durarem até Julho de 2013.
Para diagnosticar a leucemia é necessário realizar exames de sangue e ficar atento aos sintomas. A pessoa pode apresentar anemia, baixa imunidade, gânglios linfáticos inchados principalmente no pescoço ou axilas, sangramentos de gengivas e pelo nariz, manchas roxas ou pontos sob a pele, febre, dores de cabeça. Depois de diagnosticada é importante que o tratamento seja feito com rapidez.
Os pacientes que estão em tratamento devem tomar algumas precauções com a saúde, como:
  •  Lavar as mãos com frequência;
  •  Evitar frutas frescas, cruas e vegetais e outros alimentos que possam conter germes;
  •  Evitar contato com flores e plantas;
  • Pedir para que outras pessoas lavem suas mãos antes de tocar em você;
  •  Evitar multidões e contato com pessoas doentes.
Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Estados devem continuar vacinação de poliomielite até atingir meta

Embora a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tenha encerrado na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que não atingiram a meta a prosseguirem com a mobilização até o próximo dia 5 de julho. O balanço parcial divulgado hoje (27) indica que 11,3 milhões de crianças entre seis meses e menores de cinco anos foram imunizadas contra a doença em todo o país, o que corresponde a 87,6%do público-alvo, formado por 12,9 milhões de crianças. A expectativa é chegar 95%, ou seja, 12,2 milhões de crianças.

De acordo com os números preliminares informados pelas secretarias de saúde até às 10h desta quinta-feira (27), doisestados já atingiram a meta: Acre (97,3%) e Roraima (96,7%). Os outros estados com as maiores coberturas vacinais são: Rondônia (94,8%); Santa Catarina (93,6%); Rio de Janeiro (93,5%); Goiás (93,5%); Paraná (92,8%); Maranhão (92,3%); Sergipe (91,6%) e Rio Grande do Sul (90,5%).
Apesar da meta ainda não ter sido atingida na maioria dos estados, acoordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, considera os números da campanha satisfatórios até o momento. “Esses dados ainda são preliminares e, só depois de consolidados, o Ministério da Saúde terá um panorama real da cobertura em todo o país”, observou.
A coordenadora reforça a necessidade de manter a alta cobertura vacinal que ajudou a erradicar a doença no Brasil. “Quem ainda não conseguiu levar o filho para tomar as duas gotinhas, deve procurar qualquer unidade de saúde. É importante a conscientização dos pais sobre a importância desta imunização para que possamos manter o Brasil livre da pólio”, alertou.
Segundo a coordenadora, além da vacina contra a poliomielite, os pais que levarem as crianças aos postos de vacinação poderão aproveitar para atualizar as vacinas em atraso. “É fundamental que os responsáveis não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação de seus filhos para que os profissionais possam avaliar a situação vacinal da criança”, destacou.
O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde(OMS) de erradicação da poliomielite.  A paralisia infantil não tem cura e a vacina é a única forma de prevenção.A aplicação das gotinhas permite também a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, ajudando a criar a imunidade de grupo, reforçando a proteção coletiva em todas as crianças.
UF
Total
População
Doses
Cob. (%)
AC
75.986
73.914
97,3
RR
44.559
43.092
96,7
RO
120.632
114.329
94,8
SC
381.720
357.407
93,6
RJ
936.853
876.339
93,5
GO
407.632
381.130
93,5
PR
666.153
618.136
92,8
MA
583.645
538.631
92,3
SE
157.879
144.655
91,6
RS
601.135
544.280
90,5
AL
249.351
223.023
89,4
PB
265.576
237.234
89,3
AM
345.998
308.921
89,3
ES
229.641
203.873
88,8
MG
1.180.492
1.046.630
88,6
CE
594.060
525.694
88,5
SP
2.563.011
2.227.366
86,9
RN
218.286
187.123
85,7
PE
631.037
540.794
85,7
PA
679.716
572.664
84,2
PI
229.365
193.084
84,2
MS
180.505
147.359
81,6
BA
974.884
757.125
77,6
TO
114.320
88.610
77,5
DF
182.909
139.629
76,3
MT
228.510
169.446
74,1
AP
66.630
43.735
65,6
BRASIL
12.910.485
11.304.223
87,6